top of page
Buscar
  • Foto do escritorTime Vienna

Aprenda a vender pela internet no dia das mães

Aqui vamos te ensinar tudo sobre como vender mais, para cada vez mais pessoas!

O dia das mães está entre as datas mais importantes no calendário das empresas. No ano passado na mesma data, a pandemia tinha acabado de se instalar, e muitas empresas ainda não tinham se estruturado digitalmente para atender a demanda.


Agora que muitas empresas já otimizaram os seus canais digitais, é preciso planejar ações competitivas com antecedência, para conseguir vender mais nessa data tão especial para todos nós.


Cronograma é tudo


Assim como qualquer campanha, tudo começa no planejamento. Na parte do cronograma é preciso pensar em tudo que será feito, e em qual prazo cada item será executado.


Dos seus produtos disponíveis, quais entrarão em promoção, a porcentagem de desconto de cada um, quais canais que você irá trabalhar - caso não for só o digital - qual a identidade visual dos posts, quantas artes precisarão ser feitas, etc.


Além disso, é importante definir qual será o período inicial e final de promoção, os meios de pagamento, taxas e condições de entrega, política de trocas, absolutamente tudo. É importante que você coloque no papel cada detalhe básico antes de ir para o planejamento mais avançado.


Verifique se as plataformas estão otimizadas


É normal que com o aumento do movimento nas plataformas, algumas instabilidades aconteçam por diversos fatores. Mas é importante verificar se os seus principais canais de venda estão em pleno funcionamento.


Para sites e e-commerces, verifique a velocidade que o site carrega, e também crie uma sessão específica para que o usuário ache as promoções sazonais de maneira fácil, de preferência com um banner logo na página inicial.


Nas redes sociais, se você utiliza links de direcionamento para o seu WhatsApp, verifique se os mesmos estão ativos e adequadamente destacados. No caso do Instagram, não utilize links direto na legenda dos posts, eles não ficam "clicáveis" na plataforma.


Atenção total para condições de entrega


Antes de lançar uma campanha, verifique o seu estoque para analisar se você vai dar conta de atender a demanda. Para isso, também leve em consideração ações de dia das mães anteriores, se você já está no mercado há alguns anos.


Nada é mais prejudicial para a imagem da sua loja do que vender um produto e não entregar no prazo, ainda mais em uma época tão especial como é o dia das mães.


Portanto, faça uma planilha com todos os itens que você tem. Veja o que pode sair mais, e se necessário, aumente o estoque para não passar sufoco e nem vergonha com os clientes.


Crie Pacotes Prontos


Você já deve ter visto por aí grandes lojas fazerem promoções e combos já prontos para comprar e levar. Essa é uma excelente opção para facilitar o seu processo de venda, já que não será preciso preparar nada a cada venda. Assim você também facilita para o próprio cliente, que quase sempre está indeciso do que comprar.


Os pacotes prontos devem ter um mix dos seus produtos, e de preferência já com uma linda embalagem de presente. Não se esqueça de deixar bem claro o quanto de desconto aquele item está tendo. As pessoas gostam de ver preços, e saber o quão menos elas estão pagando, é um fator importante.


Se você tem muitos produtos, crie pelo menos dois ou três kits, cada um com um valor. Assim você pode diversificar a venda dos seus produtos e agradar o bolso de praticamente todos os clientes.


O alcance orgânico ajuda, mas você precisa de tráfego pago


A menos que você seja uma Coca-Cola da vida que tem seus milhões de seguidores, você vai precisar investir em campanhas patrocinadas. O alcance orgânico tem o seu valor, mas ele não é suficiente se você quiser ter volume de vendas.


Ainda na fase de planejamento, defina um valor do seu orçamento para destinar as campanhas digitais. Ao criar uma campanha, deixe bem claro para o Facebook qual é o seu objetivo. Assim, o algoritmo da rede social irá otimizar a sua campanha ao longo dos dias e os resultados ficarão mais volumosos.


Campanhas de tráfego ou conversão são as mais indicadas para estes casos, mas tudo é uma questão de objetivos, e isso você já deve deixar bem claro lá no planejamento.


Por fim, tenha metas realistas e faça muitos testes


Vender mais todo mundo quer, mas é preciso ser realista e entender a realidade e o momento da empresa. Analise o seu volume de vendas atual para traçar o quanto você pode aumentar ele no dia das mães.


Em relação as campanhas patrocinadas, não existe uma fórmula mágica para saber o que vai dar certo e o que não vai. Crie diferentes anúncios com mensagens diferentes, artes diferentes, etc. Assim, quando a campanha terminar, você vai poder analisar cada um deles e verificar qual deu mais retorno em vendas.


Dica de Ouro: Se ao longo dos primeiros dias você verificar que as suas campanhas não estão dando retorno, não se desespere. É normal que o anúncio leve alguns dias para ser otimizado e comece a entregar o anúncio de maneira mais assertiva.


Não desative os anúncios. Se você criou a campanha da maneira correta no Gerenciador de Anúncios do Facebook, e também soube criar uma promoção atrativa para o seu produto, o resultado chegará, basta ter paciência.


Agora que você já sabe o que precisa fazer para lançar uma campanha matadora para esse dia das mães, comece agora mesmo o seu planejamento e aumente suas vendas nesse mês de maio.


Se você ainda se sente inseguro como fazer tudo isso, entre em contato com a Vienna Comunicação e nós apresentaremos a melhor solução com o melhor preço para o seu negócio.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page