top of page
Buscar
  • Foto do escritorTime Vienna

A importância de alinhar marketing e vendas

Mais de 90% do processo pode ir para o lixo sem esse alinhamento.

Ao lidar com campanhas de tráfego pago na internet, você deve estar pronto para os leads que irão chegar. E talvez a principal verdade destes leads é que nem sempre eles estarão prontos para comprar de você.


Mas como assim?


Alguns querem apenas conhecer mais a sua empresa, seu preço e como você pode ajudar, antes de decidir por fazer a compra. Por isso é importante ter um time comercial bem preparado para conduzir uma boa conversa com este lead.


Este primeiro contato é aquele momento de vender o seu peixe e mostrar que a sua empresa pode realmente solucionar a dor do lead. Mesmo que ele esteja um pouco distante da decisão de compra, com uma boa conversa você pode acabar acelerando esse processo.


Quando o comercial não sabe fazer a abordagem correta, os leads esfriam de vez e você acaba jogando dinheiro fora com as campanhas. De nada adianta o seu time de marketing gerar leads através de boas campanhas de tráfego pago, se quando o potencial cliente chega na abordagem com o time comercial, ele morre na praia.


Mas quais motivos que podem levar a isso acontecer?


Existem vários: atendimento muito robotizado (as pessoas querem conversar com outras pessoas, e não com robôs), demora no atendimento, erros de português, respostas muito "secas" e diretas. São diversos fatores que podem fazer com que o lead simplesmente desista de comprar de você em questão de minutos.


Pra quem aposta na automação e disparos em massa, é importante analisar muito bem o teor da mensagem que está sendo enviada. Nós recomendamos que a comunicação seja feita de forma híbrida. Deixe respostas automáticas apenas para aqueles horários que você não estará disponível. E sempre tenha um comercial bem treinado para saber como conversar com os leads que o marketing te entrega.


E não se assuste se isso acontece na sua empresa. Grande parte dos pequenos e médios negócios possuem essa deficiência em como lidar com leads. O ideal nestes casos é entender o que está acontecendo em cada etapa do processo e oferecer um bom treinamento para todos os envolvidos no time de vendas.


Aqui na Vienna nós monitoramos de perto este processo com cada cliente e oferecemos suporte e treinamento para as equipes comerciais abordarem leads de maneira mais otimizada, aumentando assim as chances de maior conversão em vendas.


BÔNUS: Está tudo bem se nem todo mundo te responder o seu disparo em massa!


Já conversamos com muitos empreendedores que se queixam que seus envios em massa através de WhatsApp, Instagram e outras plataformas não surtem o efeito que eles esperavam. Mas é preciso sempre levar em consideração um fator:


Este usuário não estava esperando por aquela mensagem. Ele pode ter se tornado um lead seu há alguns meses, mas não converteu porque não se convenceu da proposta ou simplesmente desistiu de comprar o que você oferece. Este é um processo natural quando estudamos a jornada de compra do consumidor.


Se este lead antigo não está mais interessado na sua solução, muito provavelmente ele irá ignorar qualquer tentativa de contato sua. A taxa de conversão dificilmente será de 100% nestes casos. O objetivo é trabalhar com aqueles usuários que você conseguiu identificar um mínimo de interesse, e como você pode avançá-lo na decisão de compra.


Quer a nossa ajuda para alinhar o marketing digital com o seu comercial? Nós sabemos exatamente como fazer isso. Preencha o formulário no nosso site ou fale conosco pelo WhatsApp!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page