top of page
Buscar
  • Foto do escritorTime Vienna

O poder do conteúdo de converter prospects em clientes

O Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para captação de leads qualificados, seja qual canal for, mas alguns cuidados precisam ser tomados.

O Marketing de Conteúdo é uma excelente estratégia para captação de leads qualificados, seja qual canal for. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que os leads não se percam ao longo do tempo com conteúdos vazios, e acabem se afastando da sua marca.


Quando falamos em leads, falamos sobre pessoas que se interessaram pelo produto, e tiveram confiança em disponibilizar informações pessoais em troca do conhecimento da empresa.


Mas nem todo lead é qualificado, já que ele pode compartilhar informações em troca de um e-book, por exemplo, mas não estar preparado para comprar

da sua empresa.


Mas então, como qualificar leads? Você deve estar se perguntando. Nós respondemos!


É preciso continuar ofertando conteúdo de valor para esse lead, impactando ele em diferentes momentos, com mensagens diferentes, para que assim ele possa ir avançado no chamado funil de vendas.


Esse funil é responsável por separar o processo comercial em etapas, criando uma jornada que o consumidor segue em qualquer empresa. Mas essa jornada nem sempre é linear.


A jornada de compra não apenas se tornou mais longa, como também irregular. Agora, a decisão pode ser tomada a qualquer momento — mesmo quando o consumidor acabou de conhecer a marca.


De qualquer forma, a empresa deve adotar diferentes abordagens em cada

uma das três etapas: topo, meio e fundo. Vamos conferir logo abaixo cada uma delas.


Topo de Funil: É o momento de gerar conteúdo de valor e atrair visitantes ao site ou rede social.


Meio de Funil: Continue oferecendo conteúdo de valor, mas com uma abordagem mais direta, já começando a mostrar a solução para a dor do usuário.


Fundo de Funil: É a hora de mostrar o valor da empresa, destacando como o produto/serviço funciona, depoimentos de clientes, influenciando então o consumidor a se decidir pelo processo de compra.


O processo de conversão não é simples nem rápido, mas se bem feito, pode trazer bons resultados ao longo do tempo. E se você está se questionando como medir o retorno que essas campanhas de conteúdo estão trazendo a sua empresa, nós ensinamos também.


No caso do tempo e verba gastos nas estratégias de Marketing de Conteúdo,

o ROI pode ser calculado com a soma de todos os custos para adotar as

estratégias, e o resultado dessa soma deve ser subtraído da quantia de vendas realizadas no mesmo período.


Os custos de estratégias de Marketing de Conteúdo podem ser vários, desde a plataforma do site/blog que você mantém no ar, como equipes de marketing ou agências que criam artes, conteúdos, materiais, etc.


E não se assuste se o seu retorno for baixo nas primeiras campanhas, é perfeitamente normal. Com o tempo, os conteúdos vão gerando mais interesse, atraindo mais pessoas, e como consequência, tornar mais volumosa a conversão em vendas.


Essa conversão precisa ser calculada de maneira responsável. Nem todo

lead efetuará uma compra. O ideal nessa análise, é perceber o que dizem os indicadores de conversão, e aprimorar futuras estratégias, se assim for necessário.


Como essas estratégias são aprimoradas? Com conteúdos que agreguem alto valor ao seu público-alvo e persona. Por isso é importante conhecer bem o perfil de pessoa que você quer como cliente. Conhecendo eles, você conseguirá saber que tipo de conteúdo chamará mais atenção deles, e criará materiais mais assertivos.


Além disso, o que vale é analisar as melhores métricas do objetivo principal

da campanha. A conversão pode acontecer em vários, não de maneira obrigatória na venda direta do produto.


A conversão pode ser a inscrição em um formulário do site, o download de um e-book ou até mesmo o tráfego no site. O retorno da campanha vai depender de qual é o objetivo dela definido lá no início. Tenha sempre isso em mente.


Se você quer aprender mais sobre como trabalhar com Marketing de Conteúdo, recomendamos essa outra matéria também criada pelo nosso time!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page