top of page
Buscar
  • Foto do escritorTime Vienna

Foco total na retenção de clientes

Você sabia que a retenção pode ajudar a impulsionar o seu faturamento a longo prazo?


Na matéria dessa semana nós iremos falar sobre a importância de trabalhar com a retenção de clientes e como ela pode ajudar no seu faturamento a longo prazo.


Mais importante do que conquistar novos clientes, é fidelizar os que já estão comprando de você. O primeiro motivo claro, é viabilizar uma estabilidade no seu faturamento. O segundo, é reunir defensores e divulgadores da sua marca para outras pessoas.


Existem diversas maneiras de trabalhar com a retenção, e algumas delas não exigem custo algum. Você só precisará de tempo, conhecimento e paciência para coletar informações, analisar dados e bolar estratégias. Quanto mais informações você tiver sobre a vida da sua empresa, mais precisas serão as suas decisões.


Um dos principais indicadores é o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) que é o resultado da soma dos investimentos feitos em marketing e vendas, dividido pelo número de clientes conquistados no mesmo período.


Outro indicador que você deve monitorar é o LTV (Lifetime Value) que tem o objetivo de calcular quanta receita cada cliente gera para a sua empresa durante o período de relacionamento.


Se você trabalha com pacotes semestrais, serviços de assinaturas, etc., - modelos mais comuns nos segmentos B2B - relacionar esses dados do LTV ao CAC, certificando de que o LTV seja maior. Se ele for, significa que a sua aquisição de novos clientes rende lucros, e não perdas.


Estas são apenas duas das métricas disponíveis para que você possa avaliar a situação da sua empresa. Cada análise pode exigir um indicador diferente, e principalmente, cada segmento pode mudar as métricas mais adequadas.


Outra forma de trabalhar, é criando uma frente ampla com novos e antigos clientes. Você pode trabalhar as duas estratégias simultaneamente. Um grande foco de reclamações de clientes de grandes empresas, é a percepção deles em constatar que as empresas fazem muitas promoções e descontos para conquistar novos clientes, mas não oferece nada de interessante para quem já compra da marca.


Na prática, não é tão simples pensar em estratégias que se complementem, mas é possível. Se você não tem o conhecimento ou tempo necessário para aprender, recomendamos que você contrate uma agência ou profissional para ajudar nessa estruturação de marketing.


Outro ponto importante que irá te ajudar em ambas as estratégias é o feedback dos clientes. Ele é fundamental para entender o que precisa ser melhorado na sua empresa. Muitos empreendedores tem uma visão errada de que tudo é perfeito, mas não é assim que funciona. Falhas existem, e são perfeitamente normais, desde que não aconteçam com frequência.


Pense no seguinte: se você não sabe o que deve melhorar na empresa, como você vai fidelizar os clientes que já estão com você, e oferecer um serviço de qualidade para os que você quer atrair?


A pandemia potencializou ainda mais o mundo digital e o marketing boca a boca. Os usuários estão a todo momento nas redes sociais, opinando, aplaudindo ou reclamando de um produto ou serviço que adquiriram. E você precisa pensar aonde sua empresa se encaixa nesse quesito.


Aproveite as próprias redes sociais para conversar com os clientes. Pergunte a opinião deles sobre o serviço, mantenha uma relação de proximidade. É muito importante conhecer as necessidades deles e criar uma relação de confiança. Feito isso, você já deu início a primeira parte do processo de retenção.


A criação de conteúdo de valor nas redes sociais também é um grande diferencial. Invista em um conteúdo legal, que agrade e faça a diferença na vida dos seus clientes lembrando que, do outro lado, existe uma pessoa que precisa ser impactada por algo valioso. Por isso, ter um bom planejamento de Marketing de Conteúdo é crucial.


Agora que você já conhece algumas das estratégias para retenção de clientes, coloque em prática a mais interessante para sua empresa. Se você não faz ideia por onde começar, converse com a Vienna Comunicação e agende um horário para receber um diagnóstico gratuito da saúde da sua empresa.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page