top of page

Branding: o que é, para que serve e por que vai muito além de uma identidade visual bonita?

  • Foto do escritor: Time Vienna
    Time Vienna
  • 26 de jun.
  • 3 min de leitura
Dois copos de café lado a lado em cima de uma mesa de cafeteria, um com preço baixo e outro com preço alto, ilustrando o valor do branding para marcas.
O poder de uma marca amada, respeitada: O alto valor que pode ser agregado à ela, e tá tudo bem!

Branding é um daqueles termos que todo mundo já ouviu falar, mas poucos realmente entendem. Ainda é comum confundir branding com ter um logotipo bonito e uma paleta de cores bem definida. Mas na prática, branding é tudo aquilo que faz sua marca ser lembrada, desejada e recomendada, mesmo quando o visual não está na frente do cliente.


Afinal, o que é branding?


Em poucas palavras: branding é o processo estratégico de construir e gerenciar a percepção da sua marca. Ele abrange desde o posicionamento no mercado até a experiência que você entrega em cada ponto de contato: do cartão de visitas ao atendimento no WhatsApp.


Ou, como diz uma lúcida frase do mundo do marketing:

"Branding é o que dizem sobre a sua marca quando você não está na sala".

Branding vs. identidade visual: qual a diferença?


Identidade visual é uma parte fundamental do branding, mas não é tudo. O logotipo, as cores e a tipografia são os elementos visuais que ajudam a comunicar quem você é, mas branding é o conjunto de valores, sensações, histórias e experiências que a sua marca transmite ao longo do tempo.


  • Identidade visual = como a marca se apresenta

  • Branding = como a marca é percebida, sentida e lembrada


Por que então investir em branding é TÃO importante?


Um branding bem construído:

  • Aumenta o valor percebido do seu produto/serviço

  • Ajuda a conquistar a confiança do público

  • Gera identificação e preferência na escolha do cliente

  • Constrói reputação no mercado e gera indicações

  • Facilita a comunicação e o posicionamento em todos os canais


Branding na prática: o case Vanessa Terapeuta da Vienna


Aqui na Vienna Comunicação, acreditamos que branding precisa ser vivido, não só mostrado. Recentemente, recebemos o desafio de criar uma nova identidade visual para a Vanessa Terapeuta. Desde o briefing, ficou claro: a expectativa era ir além do visual. O objetivo era traduzir valores como acolhimento, profissionalismo, leveza e proximidade em cada detalhe da marca.


Como encaramos esse processo?


  1. Imersão na essência da marca: Conversamos, ouvimos, buscamos entender profundamente o que é importante para a Vanessa e como ela quer ser lembrada pelos pacientes.


  2. Construção do conceito: Criamos um símbolo que une o cérebro (autoconhecimento) ao coração (cuidado humano). As cores salmão e verde pastel foram escolhidas para transmitir serenidade, esperança e saúde. A tipografia arredondada e personalizada reforça o tom acolhedor e profissional.


  3. Experiência em cada detalhe: Tudo aqui foi pensado, do visual à forma de se comunicar, do cartão ao post, do tom de voz ao atendimento.


O resultado? Uma marca com identidade forte, que comunica, conecta e entrega valor real para o público. O feedback do cliente foi imediato: aprovação total e aquela sensação de que “agora sim, essa marca é minha”.


Mockups de identidade visual aplicados: caneca, squeeze, papel timbrado, fachada, agenda e camiseta com o logotipo Vanessa Terapeuta, mostrando a versatilidade do branding desenvolvido pela Vienna Comunicação.
Identidade Visual da Vanessa Terapeuta. Mas branding não é só isso. Aqui é só o começo.

Branding é experiência, não só aparência!


Branding é a soma de tudo aquilo que o cliente sente, seja ao entrar no consultório, ver um post, receber uma mensagem ou ouvir uma indicação. Tudo comunica! O logotipo é só a embalagem. A percepção é o verdadeiro produto.


Você ainda tem dúvidas? Continue a leitura:


O que é branding? Branding é a construção estratégica da percepção de uma marca. Vai muito além da identidade visual e envolve valores, experiência e relacionamento.


Por que branding é importante para pequenas empresas? Porque é a melhor forma de se diferenciar, ganhar a confiança do público e criar uma base de clientes fiéis.


Quando vale a pena investir em branding? Sempre que você quer crescer, ser lembrado, conquistar novos públicos e aumentar o valor do seu negócio.


Conclusão


Se branding fosse só identidade visual, qualquer um faria com ferramentas online. Mas criar uma marca de verdade é criar memória, desejo, valor e sentimento. É ser lembrado por quem realmente importa. Agora que nossa cliente Vanessa tem sua marca visualmente pronta, vamos avançar com ela na próxima parte do processo: construir valor para essa marca!


Quer transformar sua marca e ir além do visual? Fale com a Vienna Comunicação, aqui, branding é levado a sério pelo nosso time criativo.

 
 
 

Commentaires


001.png
bottom of page